Pelo menos 30 produtores rurais procuraram a polícia para denunciar o empresário Elvis Vilhena Faleiros, de Franca (SP), pelo desaparecimento de cerca de 21 mil sacas de café que estavam armazenadas nos barracões da Cooperativa dos Cafeicultores e Agropecuaristas de Ibiraci (Cocapil). Faleiros é presidente da cooperativa, que tem sede em Ibiraci, no sul de Minas Gerais.
Veja em primeira mão tudo sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no Google News!
De acordo com as investigações, o número de vítimas pode ser ainda maior e chegar a aproximadamente 180 produtores. O prejuízo estimado é de, no mínimo, R$ 132 milhões, considerando o volume de café que teria sumido dos armazéns da cooperativa.
Além de cafeicultores de Ibiraci, há relatos de produtores afetados em municípios de Minas Gerais e de São Paulo, como Claraval e Cássia (MG), além de Franca e Cristais Paulista (SP), o que amplia o alcance do caso e reforça a dimensão do impacto financeiro sobre o setor.
A Justiça decretou a prisão de Elvis Vilhena Faleiros, que segue foragido. No âmbito do processo, ele e dois diretores da Cocapil tiveram os bens penhorados como forma de garantir eventual ressarcimento às vítimas. As investigações continuam para apurar responsabilidades e o destino do café desaparecido.
O post Empresário é denunciado por fraude envolvendo café avaliado em R$ 132 milhões em cooperativa apareceu primeiro em Canal Rural.